Saltar para o conteúdo
Notícia

Plataforma de Direitos Humanos na Conferência "Cidadãos Ativ@s: Partilha de Boas Práticas – Inspirando Mudanças"

Arrow

A Plataforma de Direitos Humanos (PDH) participou na conferência “Cidadãos Ativ@s: Unindo Vozes, Inspirando Mudanças”, um evento que reuniu diversas personalidades e organizações, no passado dia 20 de novembro, com o objetivo de celebrar e divulgar os resultados e o impacto do Programa Cidadãos Ativ@s no período 2018-2024. A PDH foi um dos projetos que se desenvolveu ao abrigo deste programa.

Convidada para o painel: “Partilha de Boas Práticas – Inspirando Mudanças”, a PDH foi representada por Alice Frade, Vice-Presidente, e Inês Sousa, Coordenadora executiva.

Durante a intervenção destacaram o processo colaborativo que deu origem à plataforma no âmbito do programa Cidadãos Ativ@s e a missão da organização, fundamentada nos valores universais proclamados na Carta Universal dos Direitos Humanos e na Constituição da República Portuguesa.  Foram sublinhados os objetivos da ação da PDH, preconizados no fortalecimento de uma rede de organizações comprometidas com os direitos humanos em Portugal, através da divulgação do trabalho das suas associadas, da facilitação de ações conjuntas de sensibilização sobre direitos humanos, e promoção de formação e capacitação nas áreas necessárias. Apresentaram as organizações associadas de acordo com a sua área de intervenção e distribuição em território português e um dos outputs em desenvolvimento, um relatório sobre direitos humanos em Portugal, cuja apresentação está prevista para a primavera de 2025.

Através de uma dinâmica que deu origem a uma “nuvem de palavras”, houve lugar para um momento interativo com o público presente, chamado a partilhar o que representam os direitos humanos para si. Palavras como “dignidade”, “igualdade”, “liberdade” e “solidariedade” emergiram como conceitos centrais na visão coletiva da audiência. Este exercício demonstrou a importância de envolver a sociedade em discussões sobre os valores fundamentais que sustentam os direitos humanos.

A mudança começa dentro das próprias instituições

Partindo desta reflexão, Alice Frade destacou a importância de integrar os direitos humanos no funcionamento interno das organizações e defendeu que a mudança começa dentro das próprias instituições, que devem, não apenas conhecer e compreender os valores dos direitos humanos, mas também aplicá-los nas suas estruturas, práticas diárias e interações com as comunidades e grupos-alvo com os quais trabalham. Alice Frade apelou à promoção dos direitos humanos enquanto práxis transversal em todas as ações, estruturas e políticas das organizações da sociedade civil.

A sessão concluiu com a reafirmação do compromisso da PDH em promover um trabalho colaborativo em Portugal, contínuo e multidisciplinar na defesa dos direitos humanos.

https://plataformadh.pt/wp-content/uploads/2024/11/20241120_123623-Copia-scaled-e1732805961421.jpg
1