Focus Groups reforçam projeto de capacitação em Direitos das Mulheres e Igualdade de Género
Dois locais, dois dias e muitas ideias à mesa. Nos dias 10 e 11 de abril, a Plataforma de Direitos Humanos promoveu dois focus groups em Coimbra e Lisboa para partilhar experiências e, acima de tudo, encontrar soluções conjuntas. O objetivo focou-se na preparação da próxima fase do projeto de capacitação em Direitos Humanos, a ganhar forma com o apoio do Netherlands Helsinki Committee.
Em Coimbra, a Escola Agrária acolheu o primeiro focus group no passado dia 10 de abril. Neste local, sentaram-se à mesma mesa representantes do Graal, AKTO, Instituto de Apoio à Criança (IAC) – núcleo de Coimbra, e da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), também de Coimbra.
No dia seguinte, foi a vez de Lisboa receber o segundo encontro, na sede da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ). Em diálogo, participaram representantes da P&D Factor, Corações com Coroa, APMJ, Inspiring Girls, ANADIC, GAT e FENACERCI.

Estes encontros restritos com cerca de três horas de duração, contribuíram para o trabalho mais alargado que a Plataforma de Direitos Humanos em Portugal tem vindo a desenvolver através do projeto “O Eixo que Transforma – Igualdade de Género como Eixo entre Justiça e Igualdade”.
Numa lógica de escuta ativa e de construção coletiva, foi privilegiada a partilha de experiências e o diálogo aberto entre organizações com trabalho no terreno em diferentes áreas dos Direitos Humanos, em particular nos Direitos das Mulheres e Igualdade de Género. As visões e perspetivas trazidas pelas organizações presentes foram fundamentais e a troca permitiu a identificação dos desafios e oportunidades comuns que vão alimentar o desenho dos próximos passos da iniciativa.
Estes contributos servem agora de orientação para a estratégia da segunda fase do projeto, que avançará com a realização de workshops nas regiões Centro, Lisboa e Açores. A Plataforma de Direitos Humanos agradece a todas as entidades participantes pelo seu envolvimento e contributo essencial neste processo de construção colaborativa.